sábado, 5 de junho de 2010

Dom Rodrigo:

Ingredientes:


2 colheres de sopa de amêndoa pelada e moída;

Açúcar e canela q.b.;


Para os ovos moles:

150 g de açúcar;

1 dl de água;

6 gemas;


Para os fios de ovos:

12 gemas;

1 clara;

400 g de açúcar;

1,5 dl de água;


Para a calda:

200 g de açúcar;

1 dl de água.


Preparação:

Prepare os ovos moles, levando o açúcar com a água ao lume, até obter fio forte. Á parte, bata as gemas com um garfo e passe-as por um passador de rede.

Junte-lhes a calda de açúcar, aos poucos e batendo sempre com um batedor de varas. Leve ao lume brando, sem parar de mexer e até ganhar a consistência pretendida. Deixe arrefecer e reserve.

Faça agora os fios de ovos, misturando as gemas com a clara. Passe-as duas vezes por um passador de rede. Leve ao lume um tacho com o açúcar e a água. Deixe ferver até atingir ponto de fio.

Coloque a mistura das gemas num funil próprio e deixe-as cair em fio sobre a calda, fazendo movimentos em círculo.

Deixe cozer os fios de ovos, durante alguns segundos, e retire-os com uma escumadeira. Mergulhe-os de imediato em água gelada. Coloque-os a escorrer num passador de rede e reserve.

Envolva as amêndoas moídas nos ovos moles e reserve. De seguida, coloque um pouco de fios de ovos na mão e forme um rolinho.

Abra uma cavidade no centro e disponha nela uma colher de chá de ovos moles com as amêndoas. Tape, pressionando bem, e volte a formar o rolinho. Repita esta operação, até esgotar estes dois ingredientes, e coloque-os lado a lado num tabuleiro.

Leve ao lume uma frigideira antiaderente com o açúcar e água para a calda. Frite os docinhos, um de cada vez.

Passe-os por uma mistura de açúcar e canela e coloque-os novamente, lado a lado, num tabuleiro. Disponha cada rolinho sobre papel vegetal e outro de papel de alumínio. Regue-os com a calda que sobrou e feche-os.

Nenhum comentário:

Postar um comentário