sábado, 6 de novembro de 2010

Livro: Relaxe e fassa o Stress Trabalhar para si:

O sistema nervoso é constituído pelo cérebro, a espinal medula, nervos e tecido nervoso e é usado para interpretar informação recebida do mundo exterior através dos sentidos: paladar, tacto, visão, olfacto, audição.

Deve estar conscientemente confortável de modo a evitar a tendência para cair no aborrecimento. Não resista ao desafio e à mudança e não se esqueça dos seus objectivos a longo prazo.

Aulas de yoga deve ser uma boa maneira de aliviar o stress e relaxar.

Para alterar a sua respiração, afaste-se de situações que lhe provoquem stress, faça uma pausa ou vá dar um passeio.

De modo que as pessoas sejam felizes no seu trabalho são precisas três coisas: que estejam á altura do seu trabalho, que não trabalhem em demasia e que se sintam bem sucedidas no que fazem.

Aqueles que têm a tendência para sofrer em silêncio podem carregar níveis elevados de stress, apesar da sua aparente capacidade de resposta.


Qual é o seu tipo de reacção ao stress? Responde calmamente.

Seja tolerante consigo próprio e procure ajuda profissional se os níveis de stress forem permanentes, durante um período considerável de tempo.

Se não está em forma comprometa-se a 20 minutos diários de passeio, dança, corrida, o que quer que o motive a adquirir um novo hábito desportivo. É um caminho rápido e saudável reforçar o seu corpo a par das suas metas interiores. Escreva-o no seu diário, no frigorífico, no espelho da entrada, em qualquer lado que seja impossível ignorar ou cair no aquecimento.

Trabalho regularmente 40 horas por semana no estágio de segunda á sexta feira.

Os recursos pessoais incluem: auto confiança, conhecimentos, atitude, capacidades, personalidade, saúde e forma física.

A arma mais eficaz contra o stress é a auto confiança: a crença de que pode genuinamente vencer o stress e usá-lo para o seu crescimento pessoal.

A autoconfiança começa na mente.

Para que a mudança pessoal suceda precisa, em primeiro lugar, de reprogramar o seu subconsciente com pensamentos positivos e concretizadores.

Outra forma de treinar a sua mente para ultrapasar o stress é mudando a forma como fala consigo mesmo. As pessoas stressadas têm tendência a alimentar sentimentos negativos dizendo a si próprias que são inúteis, desorganizadas, facilmente repreendidas pelas suas falhas etc.

Trabalho respiratório, visualização e pensamento positivo: são todas técnicas valiosas de resposta para lidar com o stress a curto e longo prazo.


A maneira mais fácil de gerir a sua resposta ao stress consiste em respirar fundo várias vezes e se possível colocar alguma distância entre você e a fonte de stress.

Se estiver á beira das lágrimas, ponha-se de pé de modo a respirar através do diafragma e directamente para o peito.

Se sabe que é provável que vá perder a calma ou explodir, treine-se mentalmente para reprogramar o seu pensamento: pode cantarolar uma das suas músicas favoritas para si próprio, evocar uma imagem alegre ou divertida que possa alterar a sua disposição, ou dizer simplesmente.

Isto fez-me sentir bastante aborrecido/ perturbado, gostaria de tirar uns minutos para pensar um pouco e depois voltar a discutir esta matéria mais calmamente.


Uma das maiores causas do Stress é ter muito para fazer e ter dormido pouco.

O riso é uma forma poderosa que é usada para aliviar a tensão.

A nutrição desempenha um papel importante na manutenção do seu corpo saudável durante períodos de stress.

Nem sempre podemos evitar o stress, mas podemos cuidar da nossa saúde. Estabelecer um bom estado de saúde nutricional deve ser uma prioridade na sua demanda pessoal para vencer o stress e atingir o máximo do seu potencial.

A boa notícia é que o corpo gosta de estar saudável, e dando-lhe uma oportunidade vai voltar a estar completamente saudável e rapidamente rejeitará alimentos pouco nutritivos que se possam tornar muletas e provocar tentações.


Coma pelo menos cinco porções de fruta e vegetais por dia, e em alturas de stress elevado faça por comer pelo menos oito porções.
Uma porção não é muito grande: apenas uma maça, 85 g de vegetais ou um citrino. Se trocar os petiscos salgados ou doces por uma fruta fácil de comer será capaz de cumprir os seus objectivos em pouco tempo.

Troque carnes gordas por carnes magras ou peixe oleoso, é sensato comer peixe oleoso, como a cavala, que é uma fonte excelente da gordura ácida essencial ómega 3, importante para o funcionamento do cérebro, coordenação equilíbrio de disposição, assim como para regular os níveis de colesterol.


Coma mais leguminosas:

Comer fibra ajuda igualmente o corpo a livrar-se da gordura em execesso.
Tomar um pequeno almoço rico em hidratos de carbono e em proteínas restaura os níveis de açúcar no sangue e regula os seus níveis de energia.

Tomar a sua refeição principal a meio do dia é igualmente menos stressante para o seu corpo.


Beba muita água:

Beba um mínimo de oito copos de água por dia, ou chás de frutas ou ervas.

A água é importante para o seu bem estar, e não apenas quando tem sede. O corpo humano é constituído por 90 por cento de água: desintoxica o corpo, alimenta os órgãos vitais e é um factor essencial para manter os níveis de energia.

Faça os possíveis por tomar o pequeno almoço e levar uma peça de fruta ou uma barra de fruta, baixa em calorias, consigo para o resto do dia.




A comida rápida e congelada coloca stress sobre o seu corpo.

Planeie comer boas refeições saudáveis em períodos regulares de modo a que o seu corpo tenha energia de modo a aguentar até á próxima refeição sem necessidade de pequenos lanches.

Conversar com amigos e familiares ou psicólogos vai ajudá-lo a regularizar o que tem em mente e a prosseguir o seu caminho.

Para mudar o seu estado de espírito, primeiro tem de rever o modo como fala consigo próprio.

Tem apenas de ler a seguinte lista de frases positivas para sentir o impacto diferente que têm sobre o seu espírito:

Acredito que sou capaz…

Tenho as capacidades e habilidades para ….

Estou a divertir-me ….

Estou a aprender com isto ….

Apesar de … eu irei…

Prefiro…

Serei capaz de …

Estou motivado para …

O meu plano é …

Pedirei …

Tenho a situação sob controlo …

Sobreviverei a este horror …

Sentir medo é natural e este sentimento desaparecerá quando …

O fracasso é um estádio inevitável no caminho para o sucesso…

Não estou sozinho…


Exercícios de relaxamento são especialmente úteis a crianças que sofram de asma ou de outras dificuldades respiratórias.

Reflicta acerca da linguagem que usa quando fala com os outros.

Que tipo de palavras e frases emprega? São positivas ou negativas ? Estimulantes ou depressivas? Sugerem que tem tudo sob controlo ou que está desorientado?


Se se sente constantemente choroso ou desesperado, não deve fingir ou envergonhar-se perante a sua reacção: pode estar perto do ponto de ruptura. Por favor fale com alguém perto de si, e em quem confie, acerca dos seus sentimentos, contacte o seu médico ou procure um terapeuta. O que quer que faça, não tente lidar sozinho com uma situação difícil ou que altere a sua vida.


Se acha que está prestes a perder a calma ou a chorar:

Use uma desculpa para sair da sala;

Respire fundo várias vezes;

Procure algo absurdo na situação que o faça sorrir ou gozar com isso ( interiormente );

Se se sente desesperado pare, procure ajuda. Tire um dia para recarregar as suas baterias. O mundo não vai acabar, mas você sim, se mantiver esse ritmo!

É altura de ser honesto consigo próprio.

Pode ser um grande choque descobrir que o nosso maior problema somos nós próprios:

Existem alguns sinais e soluções comuns.

Talvez iniciando aulas de dança, frequentar um curso de actividade ao ar livre, juntar-se a um grupo de teatro ou ir sozinho de férias.

Tire um fim-de-semana, peça aos seus entes queridos para o apoiarem nos seus planos e compre um diário para si, ou um calendário de parede, ou aquilo que o motivar a seguir o plano e a manter registo dos seus progressos.

Antes de começar, durante uma semana monitorize atentamente o modo como emprega o seu tempo. Não tente corrigir ou alterar o seu comportamento, mantenha apenas um registo honesto dos seus movimentos. Vai então ser capaz de ver um padrão a emergir e vai começar a compreender-se a si e as suas motivações com maior profundidade.
Quando planeia tempo para descontrair, trate o tempo que agenda para descontracção com a mesma dedicação e devoção que daria a algo no seu trabalho ou vida social, ou aos seus filhos.

É uma pessoa de rotinas, faz refeições regulares???????????????

Falta de horas de sono????

Enfrentar a fonte de stress de queixo erguido ou fugir a ela??????????

A saúde em primeiro lugar.

A sua saúde e forma física devem ser a sua principal prioridade.

Se se preocupa com a dieta e faz exercício físico regularmente fica cheio de energia e em boa forma e sentindo-se bem consigo próprio.

Uma alimentação saudável é das coisas que desaparecem da sua agenda quando se sente stressado.

Sem dúvida somos o que comemos.

Perca meia hora num banho aromático, use velas de cheiro, encoraje o seu parceiro a dar-lhe uma massagem ou vá ao salão de beleza.

O tempo é geralmente um desafio importante para realizar tarefas.

Claro que pode estar melhor umas horas depois, mas se tem que definir um prazo, estará perfeito nessa hora definida.

Faça por relaxar:

Comprometa-se a acreditar em si e a aceitar quem é.

Comprometa-se a enfrentar os seus medos e dentro do rezoável, vencê-los de modo a seguir em frente. O medo é uma grande barreira para atingirmos o nosso potencial; se conseguir manter o seu medo, e os seus desafios, em perspectiva, o futuro estará ao alcance.

Comprometa-se a seguir os seus passos para vencer o stress.

Seja corajoso e acredite na sua capacidade de resposta. Todos somos mais fortes, e temos mais capacidade de resposta do que imaginamos.

Se sente uma assustadora sensação de pânico a aproximar-se concentre-se nos três estágios de mudança:


Esteja atento à sua reacção física.

Tome medidas para mudar a sua reacção.

Comprometa-se a mudar a sua abordagem.

Se tem medo da crise, pratique as seguintes técnicas de modo a que estas se tornem naturais para si:

Respire profundamente. Descontraía o seu corpo. Começando no pescoço e ombros, e através de cada membro do seu corpo, contraía e relaxe cada conjunto de músculos para se livrar de parte da tensão que carrega.

Aceite o que lhe está a acontecer. Enfrente o seu medo de queixo erguido e diga a si mesmo que os sintomas, por si só, não podem magoar nem matar.




Auto- Ajuda:



Há também uma grande variedade de livros, cassetes e CDs de auto ajuda no mercado. Ler acerca dos problemas que enfrenta pode ser uma execelente forma de ajustar a sua perspectiva e de ganhar compreensão sobre a situação presente e as opções que o futuro reserva para si. Grande parte das livrarias têm, actualmente, uma secção de auto-ajuda mas, se preferir comprar da privacidade do seu lar, compra on-line é a solução ideal.
As associações de auto-ajuda tem todos os websites e fornecem uma série de informação prática e relevante sobre condições relacionadas com o stress e de como agir.


Quando estamos tristes e cansados devemos: dançar, cantar e respirar fundo eu adoro cantar.

Gosto muito de cantar e tocar órgão: e estou a pensar agora quando terminar o curso de pastelaria vou fazer o 12º ano das novas oportunidades e quero ter aulas de canto.

Não vou deixar os docinhos de lado. Vou continuar a fazer bolos em casa e treinar sempre aquilo que aprendi durante o meu estágio e ter em atenção todas as receitas que aprendi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário